O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi realizado em 31 de agosto de 2008  em todo o país. As inscrições totalizaram mais de 4.000.000 de candidatos, número superior que o do ano passado (2007), conforme informações do Inep.

            Composto por 63 questões de múltipla escolha e uma redação, o Enem é um exame voluntário, interdisciplinar, que avalia o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica em cinco competências: domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade. A prova foi aplicada às 13h, com duração máxima de 5h.

            O tema mais abordado na prova foi o meio ambiente. Na redação foi solicitado aos candidatos que discorressem sobre medidas que podem ser adotadas para a preservação da máquina de chuva, a floresta Amazônica.

            A avaliação é requisito para a obtenção de bolsas de estudo do Prouni (Programa Universidade para Todos) e sua nota pode ser usada por instituições de ensino superior como um dos critérios de ingresso nos cursos de graduação.

            Para pessoas com necessidades especiais, foi montado um esquema especial garantindo provas em braile, ampliadas, auxílio de ledor, salas com fácil acesso e auxílio para transcrição, tanto da parte objetiva quanto da redação, além de uma hora a mais para a realização da prova.

            O boletim individual de resultados deverá ser distribuído pelo MEC na 1ª quinzena de novembro.

            Segundo o Inep, as provas aconteceram num clima calmo, sem nenhuma ocorrência, nos 8.514 locais onde a prova foi aplicada. Divididos entre 1.418 municípios brasileiros. A quantidade de ausentes será informada na próxima semana. 

GABARITOS OFICIAIS DO ENEM 2008
divulgado pelo Inep
Arquivos em formato PDF



PROVAS OFICIAIS DO ENEM 2008

divulgado pelo Inep

Arquivos em formato PDF

Visualizado em 800 x 600          © Copyright 2002          Todos os direitos reservados